Um carta para mim - Doze anos atrás




Olá. Sei que pode parecer loucura encontrar uma carta futurista, mas acredite, é real. Hoje você tem apenas dezoito anos, mas voltar no tempo para te entregar esta carta  irá te ajudar a viver seus próximos doze anos da melhor forma possível. Portanto, os conselhos de uma balzaquiana serão muito uteis:
Sim, o mundo não é justo, mas definitivamente você não é a única que sofre. Olhe a sua volta. Consegue enxergar quantas pessoas precisam de ajuda? Talvez você possa fazer bem mais do que tem feito.
Seus pais não são perfeitos e agora você está descobrindo isso. Eles erraram, eles erram e você também se deu conta que eles errarão novamente. Agora você entendeu que eles são frágeis, são inseguros e não tem todas as respostas para as suas perguntas. Isso não quer dizer que eles não te amam, apenas que não são os super-heróis que pareciam ser.
Não precisa ficar com raiva disso. Acredite, vai passar. No futuro, vocês serão muito amigos e o relacionamento será de igual para igual, ainda que neste momento você pense que eles vivam dia e noite querendo fazer você infeliz. Eles apenas não estão conseguindo lidar com tantas mudanças. Você cresceu rápido demais, anda tomando suas próprias decisões e embora tenha idade para isso, eles temem que suas escolhas não sejam as mais apropriadas.
Você descobriu que eles também são pirracentos, orgulhosos e indecisos. As brigas aumentaram em casa e de repente eles se tornaram mais proibitivos. Essa será a última arma deles para não perderem o controle sobre você. Isso porque eles também estão percebendo que você cresceu e nunca passaram por isso antes. Ninguém os ensinou a cuidar de uma jovem como você, não sabem bem  o que devem fazer. Acredite, eles ainda estão aprendendo a lidar com você mesmo depois de tanto tempo.
Seu irmão briguento te ama. Parece inacreditável? Pois um dia você vai descobrir que tudo o que ele sente é ciúme. E isso vai justificar aquelas inúmeras brigas desde que eram criancinhas. Seus primos mesmo que fiquem distantes no futuro, ficarão eternamente vivos em sua lembrança. Seus tios e tias terão suas vidas, mas lembrarão em qualquer reunião familiar suas artes, seu jeito, suas malcriações e seus mimos. E no futuro quando tudo não passar de uma doce lembrança, você agradecerá a Deus pela existência deles e por manterem nas reuniões familiares, que hoje parecem chatas, as conversas repetidas e bem humoradas. E por incrível que pareça você achará graça da história contada pela milésima vez e sentirá paz por estar rodeada de pessoas que amam você.
Acostume-se com os apelidos de infância. Essas crianças aprenderam a estereotipar. E os adultos também fazem seus julgamentos errados. Não é errado ser feio, gordo, sem graça. Errado é não ser você por medo de não agradar os outros.  Guarde os seus apelidos nada carinhosos como: Corpo deformado mil por ser magra demais. Acredita que os adultos adoram se deformar para continuarem magros? Olivia Palito vira quase um elogio aos trinta. Manter um corpo de dezoito com trinta anos é mesmo difícil. Então eu sei que você rirá desses momentos de vergonha.
Preocupe-se menos em ser a melhor aluna da classe. Estes títulos passam. Em doze anos você mal se lembrará da pessoa que se sentava ao seu lado. Os grupinhos da escola não são eternos. Cada um segue o seu caminho, mas eventualmente vocês podem se reencontrar, sem querer, e matar a saudade. A vida seguirá mais solitária e você deverá aprender a andar sozinha. Seja independente emocionalmente.
Preocupe-se mais em estudar para desenvolver habilidades lógicas, linguísticas e com isso poder aplicar esses conhecimentos na sua vida. Eles ajudarão no seu desenvolvimento, irão facilitar tomadas de decisão e fará de você um ser pensante. Entretanto, você está certa quando reclama das fórmulas de Matemática e Física, no futuro, só usará mesmo as quatro operações básicas.  E sempre poderá usar uma calculadora.
Não se inscreva no vestibular pensando no curso mais fácil, no mais rápido. Escolha com sabedoria, não despreze suas vontades.
Você é jovem demais para decidir sua profissão embora a sociedade exija isso. Então comece a pensar nas coisas que gosta de fazer em vez de pensar quanto o mercado paga por cada profissional. Defina sua carreira pelas suas habilidades, pelos seus gostos, pelos seus sonhos. Tente ser mais empreendedora e menos imediatista.
As pessoas vão dizer que essa ou outra profissão não dá dinheiro. Em geral elas estão certas. Que não seja este o motivo da sua desistência. Afinal, dinheiro definitivamente não compra felicidade. E muitas vezes um bom salário não cobre nossos cabelos brancos de preocupação e ansiedade. Essas pessoas não sabem de tudo e, sim, você pode se dar bem tentando fazer algo novo.
Seja qual for a sua escolha profissional, lembre-se que deve ser boa o suficiente para fazer valer a pena acordar todos os dias cedo para trabalhar.
Seja menos idealista. Você não vai mudar o mundo. A justiça é cega mesmo. O mundo não é preto e branco existe uma infinidade de cores para serem exploradas. Suas certezas serão desafiadas à medida que for envelhecendo e chegará um dia que não terá mais certeza de nada.
Deus existe. Ele te ama sim, e religião não tem nada a ver com Deus. Existem pessoas boas e más em qualquer lugar. Não seja tola. As pessoas sempre decepcionam porque esperamos demais delas. Você  também decepciona os outros, mesmo sem querer.
Deus está muito longe dos templos, das brigas. Olhe para dentro de você. Isso será suficiente.
Amores, suspiros, romance.... A essa altura a pessoa que você tem ao lado, será sua verdadeira companhia por muito tempo. Sim, ela é a pessoa certa. Não se tenha medo de dizer sim. É natural ter certo medo, mas acredite, embora você não saiba ainda; Tudo já deu certo. Vocês serão amigos, serão amantes... Passarão por muita coisa juntos e poderão dizer sem medo que foram felizes.
Esqueça o resto. Os outros não devem importar, se você está feliz. Espere menos da vida. Agradeça o que conseguiu. Seja positiva (e eu sei o quanto isso custa), acredite em você.

Não cometa o erro de pensar que sua felicidade chegará “quando”, o quando pode simplesmente não chegar. Eu sei o quanto você é detalhista e como programa sua vida a cada cinco anos. Isso é ótimo! E vai te ajudar muito a canalizar suas energias para realizar seus objetivos, mas desista da ideia de postergar sua satisfação e felicidade. Um dia você se dará conta que a felicidade está nos pequenos detalhes, na simplicidade de um gesto, na singeleza de uma flor. Tudo isso deixará de ser então poesia, será sua filosofia balzaquiana de vida. Então você será feliz e, será enfim leve. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças

Bom dia por quê?

Tentando Escrever